Arcade da versão japonesa de Space Invaders' | |
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![]() Arcade da versão japonesa de Space Invaders |
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Desenvolvedora | Taito Corporation |
Publicadora | Midway Games |
Plataforma(s) | Arcade |
Data(s) de lançamento | 1978 |
Gênero(s)/Género(s) | Arcade/Shooter |
Número de jogadores | 1 |
Classificação | ESRB Everyone (6+) |
Controles/Controlos | Joystick; três botões |
Portal Games • Projeto Games |
Space Invaders (em japonês: スペースインベーダー Supēsu Inbēdā?) é um jogo de videogame de arcade desenhado pelo Tomohiro Nishikado, e lançado em 1978. Foi originamente construído pela Taito Corporation e um tempo depois foi licenciado para produção nos EUA pela Midway Games. Space Invaders foi um dos primeiros jogos de tiro com grafico bidimensional. O objetivo é destruir ondas de naves com um canhão à laser para ganhar o maior número de pontos possível. Para construir o jogo, Nishikado deu inspiração para a Midia popular, como Guerra dos Mundos e Star War.
Apesar de seus controles simples comparados com os jogos de hoje, este jogo ajudou a expandir a industria de video game para uma industria mundial. Quando o jogo foi primeiramente lançado, ele fez muito sucesso virando popular
Em Space Invaders o jogador controla os movimentos da arma "Laser Base", um canhão laser que se movimento na parte inferior da tela. Da parte superior marcham em direção ao canhão aliens organizados em linhas. O objetivo do jogador é evitar que os aliens atinjam a parte inferior da tela, para essa tarefa o canhão possui munição infinita para atirar. Ao acertar e destruir um número grande aliens os restantes começam a marchar mais rapidamente em direção ao jogador. Quando o jogador elimina todos os aliens uma nova formação é montada agora iniciando uma linha abaixo da formação anterior. Ocasionalmente uma nave surge voando na parte superior da tela e dá ao jogador pontos extras quando atingida.
Segundo Toshihiro Nishikado, designer do jogo, os aliens são inspirados na descrição dos invasores do romance A Guerra dos Mundos, do escritor Herbert George Wells. "Na história, os aliens se parecem com polvos. Eu desenhei o primeiro bitmap baseado nessa idéia, depois criei outros aliens parecidos com criaturas marinhas, como lulas e caranguejos." disse Nishikado. O designer também contou que a idéia inicial eram fazer os inimigos como aviões mas isso não foi possível devido as dificuldades técnicas da época. Nishikado também se mostrou contrário a idéia de colocar seres humanos como inimigos por considerar moralmente incorreto fazer os jogadores atirarem em imagens humanas.
Outro detalhe interessante obeservado nas primeiras versões do arcade em 1978, era que o jogo originalmenete se passava em uma tela em "reverso" na parte inferior do gabinete e refletido na forma correta em espelhos dentro do arcade, onde também se encontravam desenhos ao fundo. Com a ajuda da iluminação interna, todo este conjunto causava um belíssimo efeito tri-dimensional ao jogo. Tinha-se a ilusão de os gráficos estarem flutuando. Estes efeitos não mais foram obeservados nas versões futuras deste jogo e outros games.